Fique de olho! Sempre uma grande história.

2. Richard Avedon

Richard Avedon ( Nova Iorque, 15 de maio de 1923 – San Antonio, 1 de outubro de 2004)

Para Richard Avedon (1923), a Fotografia foi também uma questão genética. Seu pai, Jacob Israel Avedon, era fotógrafo. Antes de trabalhar no ramo, Avedon estudou Design na New School for Social Research, sendo dirigido por ninguém menos que Alexei Brodovitch, um dos mais importantes editores de arte da história da Harper’s Bazaar. Em 1945, Richard Avedon começou seus trabalhos fotográficos para a revista.

No final da década de 50, a figura de Avedon já era inspiração não somente para fotógrafos. Quando Stanley Donen dirigiu o filme “Funny Face” (Cinderela em Paris), afirmou que o personagem Dick Avery foi criado fazendo alusão a Avedon. A produção foi indicada a quatro categorias do Oscar.

Richard Avedon é um divisor de águas na Fotografia Fashion. Através dele, as imagens de moda passaram a ser produzidas frequentemente em sessões externas. Apesar de trabalhar também em estúdio – a maior parte do tempo, na verdade -, Avedon afirmava: “Quando estou fazendo um retrato, acho até ofensivo usar uma iluminação sofisticada e abusar dos retoques. Acho que a própria pessoa pode expressar sua beleza. Se  alguém está com a barba por fazer ou tem pequenas pintas no rosto, não quero esconder isso nem tentar fazê-lo ficar mais atraente“. E mesmo trabalhando em estúdios, Avedon não se rendia à frieza da fotografia em fundos cinza. Sempre imprimia nelas a ousadia dele e a personalidade de quem era retratado.

Um dos exemplos mais famosos da releitura da fotografia de moda pela visão Avedon é o ensaio “Dovina with Elephants” (Dovina com Elefantes), em que a modelo posa com dois elefantes vestindo um Dior.  A partir de Richard, a fotografia de moda ganha novas formas e mais movimento, varrendo o padrão tradicionalista dos conceitos fotográficos e concedendo à Arte, a modernidade necessária à época.  As posições das modelos tornaram-se mais ousadas – e, às vezes, até contorcionistas -, o nu completo passou a ser produzido sem receios e o retrato voltou a ter a naturalidade típica de cada retratado.

Versátil, Richard não produziu apenas em nome de revistas famosas. Além de fotojornalista, seu trabalho autoral é riquíssimo. Avedon sempre voltava sua atenção e suas lentes à família, principalmente em torno da figura de seu pai, ao qual conferia o título de “mentor fotográfico”.  Numa de suas séries mais reconhecidas, Richard acompanha a velhice de Jacob em retratos, fotografando-o todos os anos até o falecimento de seu pai.

O drama e a morte sempre forma figuras presentes na vida profissional e particular do fotógrafo, que retratou diversas personalidades no fim de suas vidas. E mesmo as vivas, Avedon as fazia parecer dramáticas. Marilyn Monroe foi uma das personalidades mais eufóricas e divertidas do cenário cultural, mas, pelas lentes dele, a atriz está com o olhar triste. Existem boatos de que, antes das sessões, Richard contava notícias trágicas aos retratados para conseguir tais expressões.

Irreverente e espontâneo, fotografou até os últimos momentos de sua vida. Durante seu último trabalho, clicando Teresa Heinz Kerry para editorial da revista The New Yorker, o fotógrafo não se sentiu bem e foi levado às pressas ao hospital, onde ficou internado devido à hemorragia cerebral, falecendo poucos dias depois, em 1 de outubro de 2004.

Faleceu aos 81 anos, consagrando-se um ícone e uma lenda da Fotografia por questionar radicalmente aspectos narrativos e estabelecer novos conceitos por conta própria. Richard Avedon demoliu barreiras e concedeu à Arte o reconhecimento digno do que é ser fotógrafo.

Fonte: Escrito por Henrique Resende | Fotografeumaideia

Leia também…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s