Toda semana uma grande história. Fique de olho!

3. Robert Doisneau

Robert Doisneau

Robert Doisneau é um dos fotógrafos mais famosos da história. Autodidata, nasceu em 14 de abril de 1912, na cidade Gentilly, nos arredores de Paris. Apaixonado por Paris, num passeio pela capital francesa, surgiu a vontade de registrar o cotidiano e o charme da cidade. Doisneau trabalhou como assistente do escultor André Vigneau, mas somente em 1934 se tornou fotógrafo profissional.

Seu sonho era ser um fotojornalista independente, mas, por servir o exército francês na Segunda Guerra Mundial, teve que adiar seu sonho por algum tempo. No fim da guerra, começou a vender postais.

Entrou para a agência de fotos Rapho, assinando sua primeira publicação para Vogue, revista na qual trabalhou de 1949 até 1952. Mas não foi na fotografia de moda que Doisneau ganhou fama. Foi na rua, registrando os devaneios da vida suburbana parisiense, que o fotógrafo gravou seu nome na história.

Entre suas fotografias, a mais famosa é “Le baiser de l’Hôtel de Ville”, em que a cena destaca um casal se beijando. O registro é considerada um dos mais românticos, apesar de a história por trás do clique ser espontaneamente posada.

Em sua vida intensa fotografando Paris, Doisneau deixou um legado de fotografias. A Cidade-Luz foi seu cenário preferido, o local escolhido para viver, fotografar e morrer.

Fonte: Escrito por Francine de Mattos | Fotografeumaideia

Leia também…

  1. Henri Cartier-Bresson
  2. Richard Avedon
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s