“A poesia visual do director de fotografia”

Recentemente em minhas pesquisas “famintas” por notícias na fotografia, encontrei uma matéria sobre a cinematografia.  Sou fã da fotografia em cinema e seus respectivos diretores. Pretendo um dia ter a oportunidade de participar na produção de um filme, mas lógico, como uma simples colaboradora ou espectadora no trabalho dos grandes gênios da cinematografia. Quem sabe aprofundar-me em minhas pesquisas e escrever sobre essa poesia visual.

Compartilho um resumo bem escrito por João Miguel Fernandes na “Comunidade Cultura e Arte” a carreira de três diretores de fotografia: Emmanuel Lubezki, Christopher DoyleRobert Elswit.  

Emmanuel Lubezki

“A sua primeira participação profissional de destaque foi uma colaboração directa com o seu amigo de longa data, Alfonso Cuarón, ambos Mexicanos, na primeira curta metragem de Cuarón, Vengeance Is MineEsta colaboração verificou-se prolifera, já que o director de fotografia e realizador mexicanos colaboraram em oito projectos ao longo das suas carreiras. E Cuarón não foi o único mexicano a render-se ao trabalho exímio de Lubezki, também Alejando González Iñarritu recorreu aos serviços do seu compatriota, nomeadamente nos filmes Birdman e The Revenant, ambos galardoados nos óscares. Além dos trabalhos produzidos com os seus amigos de longa data, Lubezki também trabalhou com os irmãos Coen em Burn After Reading, e tem sido aposta frequente nos mais recentes trabalhos de Terrence Malick, The New World, The Tree of Life, Into the Wonder, Knight of Cups e Song to Song…” Continue lendo… 

Deixe um comentário